O frio começou e com ele vamos entender um pouco sobre a importância do aquecimento na prática de uma atividade física e, claro, da nossa aula de Ballet.
E percebam que eu me refiro ao aquecimento e não simplesmente alongamento!
Você sabe a diferença entre os dois???
Pois sim!!! São muito diferentes!
Alongamento pode ser definido como uma manobra realizada onde afastamos a origem da inserção do músculo ou de um grupo muscular, com o intuito de aumentarmos a amplitude de movimento.
A necessidade de um atleta ter mais ou menos flexibilidade depende diretamente da modalidade esportiva dele.
No caso de nós bailarinas(os), precisamos muita flexibilidade, até mesmo porque nossos movimentos exigem o "en dehors" (rotação externa na articulação coxofemural).
Já o aquecimento, são movimentos que elevam a temperatura corporal, aumentam a frequência cardíaca e aumentam o fluxo sanguíneo, melhorando a eficiência no transporte de O2, aumentando a ativação neuromuscular, melhorando o tempo de reação muscular e, consequentemente, a qualidade de execução do movimento muscular.
Estudos recentes demostram que, ao realizarmos exercícios de aquecimento, reduzimos a incidência de contusões músculotendinosas.
Para a vida de um bailarino, os exercícios de alongamento devem compor a sequência de exercícios de aquecimento, mas não devem ser únicos
, uma vez que também são fundamentais exercícios de mobilização articular para produzirmos o líquido sinovial que lubrifica as articulações, além de exercícios que aumentem nossa frequência cardíaca. Desta forma garantimos qualidade de movimento e vida longa aos nossos músculos e tendões!
Texto elaborado por Priscila Monsano
(fisioterapeuta, bióloga e bailarina).
Referência bibliográfica:
BORBOLLA, J. Neto. Alongamento X aquecimento. Uma revisão de conceitos.
Comments